Em tempos de vacas magras para clubes de futebol do Brasil, a hora é de apostar na criatividade. E nesse quesito muitos não se saem bem e continuam afundando em problemas, sem enxergar na tecnologia uma aliada pronta para mudar o rumo. Alguns clubes até já se lançam no mundo digital, outros entraram e não deram conta. Mas a maioria, mal sabe fazer o bom uso das redes sociais para isso.
O marketing digital no Vasco da Gama
Há poucos dias, o Vasco, que tinha nos últimos 4 anos construído uma base no segmento do marketing esportivo, obteve perdas relevantes. Deixaram o clube nomes importantes como Marcos Blanco, que idealizou o modelo de gestão do setor e José Hamilton Mandarino, vice de futebol. Entretanto, o gigante da colina ainda mostra que entendeu o caminho para o sucesso e recentemente, em comemoração aos seus 114 anos, lançou a revista do clube em formato eletrônico.
O uso do Marketing digital RJ no meio esportivo seca muitos gastos desnecessários, que os clubes fazem para se manterem ativos no mercado. Dessa forma, o entendimento dessa área aproxima demais, e de forma consistente, clube e torcida, que, no Brasil, devido aos mandos e desmandos das diretorias dos clubes, vivem em pé de guerra. O Vasco vem fazendo isso de forma interessante e coesa, com uma boa administração das redes sociais, aplicação de promoções via twitter e facebook, além de uma boa interação entre torcedores presentes à rede.
Exemplo bom deve ser seguido, mas o resto...
Mas nem só de flores e trabalhos de marketing esportivo vive o Vasco. Assim como muitos outros, o clube vive um sério problema financeiro e amarga dívidas que impedem um crescimento amplo da instituição. Além disso, os últimos dias estão marcados por um grande racha político na direção do clube, que está isolando Roberto Dinamite na presidência do time de São Januário. Aliás, não é só o Vasco que vive crise. O Flamengo está mal posicionado e vive às voltas com uma eterna crise, e a presidente Patrícia Amorim, parece mais preocupada com as eleições para Vereadora do município.
0 comentários:
Postar um comentário