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Na onda dos cursos online, ex VP de Marketing do Flamengo transmite seus conhecimentos

Um dos mentores do Clube dos treze que, em 1987, foi fundado para gerir o Campeonato Brasileiro daquele ano, João Henrique Areias é pioneiro no Marketing Esportivo e já exerceu esta função no Flamengo e no Fluminense. Agora, a ideia do profissional é passar seu conhecimento de anos de prática dentro do futebol. Dessa forma, por meio de cursos online, semeia a doutrina compreendida aos profissionais da área.

Marketing Esportivo está em alta entre os clubes e profissionais procuram cursos online

A moda foi lançada por Areias que, para não deixar o ano sem campeonato nacional em 1987, montou um esquema que viabilizou a realização da Copa União, por intermédio de planos de marketing e visibilidade, com diversas grandes empresas interessadas no futebol. Nesse caminho, parece ter feito escola. Assim, os clubes nacionais, em especial os do Rio de Janeiro, hoje se preocupam demais com estratégias para o setor, sendo diferencial importante para arrecadação.

São muitos bons profissionais interessados no mercado amplo que o futebol sustenta. Afinal, qual esporte, senão o esporte bretão, iria fazer tanto barulho em simples ações envolvendo as marcas dos clubes mais tradicionais e seus produtos? E, nesse caminho, há um punhado de profissionais da área do marketing, sem fama dentro do setor, interessados em aprender para exercer esta função e se inserir no mercado. Daí a importância de um curso online, que além de ser mais barato, pode se adaptar à falta de tempo dos dias atuais.

Vasco e Botafogo são melhores com o marketing

Apesar de Areias ter sido diretor de Flamengo e Fluminense, quem melhor gere campanhas de marketing no esporte são Vasco e Botafogo. O clube da Colina, para ter uma ideia, em 2011, foi eleito a melhor gestão, incluindo o setor nesta eleição. O Botafogo, por sua vez, deu uma cartada certeira ao trazer o holandês Seedorf, pois, devido ao posto de ídolo tão carente ao clube, proporcionou à diretoria alvinegra um melhor aproveitamento da marca.

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