Democracia Futebol

Nada de imparcialidade. A história aqui é defender seu time de coração

Manter São Januário, que já foi palco do carnaval carioca e de discursos de Getúlio Vargas, é preservar a história do Rio

Os últimos dias são de aflição para os torcedores do Club de Regatas Vasco da Gama. Devido à iminente transformação do estádio do clube em Sede Olímpica do Rugby gera a necessidade de melhorias em São Januário e no entorno. A notória e visível precisão em modernizar a casa do Gigante da Colina e o bairro de São Cristóvão não deve passar por uma demolição parcial do estádio de mais de 80 anos de existência. Até porque boa parte da história do Rio de Janeiro, da política nacional e até do carnaval carioca estão fincadas naquele lugar.

No carnaval carioca, os desfiles de 1943 e 1945

A década de 1940 chega com mudanças na estrutura da cidade do Rio de Janeiro. A demolição da Praça Onze, para a passagem da Avenida Presidente Vargas, cria um vazio para as escolas de Samba que até então, utilizavam o espaço como palco das apresentações. Daí em diante, houve então o realocamento e São Januário e a Avenida Rio Branco sediaram alguns desfiles. O carnaval do Rio de Janeiro passou pelo o estádio em 43 sem disputa e 45, num carnaval vencido pela Portela e marcado por um assassinato dentro do estádio devido a uma briga entre as agremiações.
 
O estádio foi construído em 1927 para que o Vasco pudesse voltar a disputar competições devido a uma exigência da liga metropolitana, que punira o clube por utilizar jogadores negros no elenco. A exigência da liga para a participação do clube era ter um palco para suas exibições e assim foi feito. O local além de ter tido o carnaval, foi palco do discurso de criação da CLT, por Getúlio Vargas, além de apresentações de Heitor Villa-Lobos.

Presidente afirma que não haverá demolição apesar dos rumores

O estádio estará presente na Olimpíada de 2016 e apesar do relatório prever a demolição parcial, o que excluiria a fachada do estádio, foi derrubada pelo presidente Roberto Dinamite. Entretanto, a força política do mandatário anda abalada e suas promessas nem sempre tem se tornado realidade. Portanto, é preciso ter cautela para que tudo ocorra sem ferir a história do clube e da cidade.

0 comentários:

Seguidores

BlogBlogs.Com.Br